Avançar para o conteúdo principal

Homenagem aos combatentes dos Casais de Revelhos

A secção “Amigos da Aldeia” da Sociedade Recreativa Pró Casais de Revelhos, promoveram uma nova Homenagem aos combatentes desta aldeia, no dia 22 de Abril de 2017, a partir das 10H30.
A Cerimónia de Homenagem teve lugar no Memorial ao Combatente, junto à Igreja de Casais de Revelhos, Abrantes, com a presença do Sr. Vice Presidente da Câmara de Abrantes João Gomes, do Presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente, S. João e Alferrarede Bruno Tomás, e com a presença do Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes António Mendes. A homenagem teve o programa seguinte:
- 10h30 Concentração junto ao Memorial de Casais de Revelhos
- 11h00 Missa em Homenagem aos combatentes
- 12h00 Deposição de flores
- 12h30 Almoço Convívio no Restaurante da Sociedade
- 15h30 Apresentação do filme “Quem vai à Guerra”.
Após a exibição do filme houve lugar a um debate, moderado pela Conselheira Local para a Igualdade do concelho de Abrantes, Sofia Loureiro, pela Maria Narcisa, Mulher de combatente dos Casais, e pela Lurdes Baptista Madrinha de Guerra. A realizadora Marta Pessoa, não pode estar presente mas enviou pequeno vídeo com uma mensagem a todas as combatentes dos casais.

A cerimónia teve como objetivo homenagear os cerca de 80 antigos Combatentes no Ultramar naturais da localidade, em especial os quatro que faleceram ao serviço da Pátria: Carlos Aparício Oliveira, José Conceição Afonso, Gilberto Jesus Ribeiro e Afonso Gil Chambel. 





Comentários

Mensagens populares deste blogue

5º Passeio Convivio de Motorizadas

Sábado 6 de Maio, no Recinto das Festas dos Casais de Revelhos, realiza-se o 5º passeio convívio de motorizadas e motos antigas, uma iniciativa promovida pela parceria Sociedade Recreativa Pró Casais de Revelhos, Ranho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos e os Motomíscaros dos Casais de Revelhos que procuram manter velhas tradições e evidenciar a paixão pelos antigos motociclos e ciclomotores, que foram os principais veículos de transporte de tantos revelhenses, em tempos mais recuados.
O evento conta também com um almoço convívio onde será servida a bela da sopa de pedra, e para queimar as calorias a partir da tarde vamos todos a uma aula de Zumba ministrada pela Vera Serra.

Com a realização deste passeio convívio,  a parceria Sociedade Recreativa Pró Casais de Revelhos, o Ranho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos e os Motomíscaros dos Casais de Revelhos, vêm assim concretizado o seu principal objectivo, que é proporcionar um excelente convívio entre os amantes da…
Lagares e Azeite em Casais de Revelhos Serões e Memórias de Aldeia No âmbito dos Serões e Memórias de Aldeia, a secção de “os amigos da aldeia” tem o prazer de vos anunciar um novo evento no dia 01 de Dezembro, sobre  esta actividade milenar e ancestral de se produzir azeite.
Os historiadores acreditam que a oliveira já era cultivada, por volta do ano 3500 a.C. O azeite era usado não só como ingrediente culinário, mas também para fins tão diversos como a medicina, a iluminação e a impermeabilização de tecidos.
O Azeite esteve sempre presente nos recantos da vida diária dos portugueses: na candeia do pobre e no candelabro do rico, na mesa frugal do camponês e nos solenes templos de velhos cultos.
A dureza do inverno, por vezes traduzida em camadas de geada que pintam a paisagem de branco, marca a apanha da azeitona (tem origem no termo árabe az-zaituna), tradicionalmente realizada nos meses de novembro e dezembro.
É preciso varejar as oliveiras, caindo a azeitona sobre os panos estend…
75º Aniversário Sociedade Recreativa Pró Casais de Revelhos Celebrar o trajecto e obra desta colectividade, e recordar todos os que ajudaram a percorrer este caminho é para todos motivo de satisfação e orgulho.  Com carga simbólica importante, a Sociedade Recreativa Pró Casais de Revelhos foi criada por um grupo de pessoas que não tendo alternativas culturais e recreativas na aldeia, juntaram-se para iniciar esta colectividade.

Celebrou no dia 06 de Novembro de 2017 os 75 anos de existência, pelo que a sua comissão administrativa teve o prazer de convidar toda a população (sócios e não sócios), mostrando a todos as actividades que esta sociedade tem vindo a realizar, com o forte apoio e motivação das suas secções dos Amigos da Aldeia, do Grupo de Dança Jovem e a secção de futebol.

Para comemorar esta data a sede esteve aberta das 10H00 às 23H00, com serviço de bar e oferta de Café de cafeteira e peixe do rio frito (oferecido e confecionado pelo Sr. Manuel Esquerdo).