Avançar para o conteúdo principal

5º Encontro Escolas Folclore/1º Luso Espanhol



Domingo 7 de Maio, no adro da Igreja de Casais de Revelhos, realiza-se o 5º Encontro Escolas de Folclore e 1º Luso Espanhol.


Esta iniciativa promovida pela parceria Sociedade Recreativa Pró Casais de Revelhos e Ranho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos que procuram manter velhas tradições e evidenciar o gosto pela prática do folclore.


O espetáculo está reservado para as 14h30, no Adro da Igreja dos Casais, onde actuam, além do grupo anfitrião “Modinhas, Jogos e Brincadeiras” de Casais de Revelhos, os Ranchos Infantil e Juvenil da Moreira da Maia – Porto e o Grupo de Danças e Cantares dos Pioneiros de Vendas Novas (Alentejo) .


A participação espanhola está a cargo do Grupo Folklorico de Albahaca – Albuquerque (Espanha).
O programa do evento será o seguinte:
14.30 Horas – Concentração dos Grupos participantes
15.45 Horas – Sessão de Boas Vindas e Entrega de Lembranças
16.15 Horas – Inicio das Actuações:
- Grupo “Modinhas, Jogos e Brincadeiras” de Casais de Revelhos – Abrantes (ver)
- Rancho Infantil e Juvenil da Moreira da Maia – Porto (ver)
- Grupo Folklorico de Albahaca – Albuquerque (Espanha) (Ver)
- Grupo de Danças e Cantares dos Pioneiros de Vendas Novas (Alentejo) (ver)

19.00 Horas – Abertura da Cozinha Tradicional

Comentários

Anónimo disse…
Iniciativa excelente, para a divulgação da cultura. Parabéns à aldeia de Casais de Revelhos e aos organizadores.

Mensagens populares deste blogue

Noite cultural em Casais de Revelhos A aldeia de Casais de Revelhos voltou a reviver sons de Portugal e de Cabo Verde , fazendo conviver o fado, a morna e um leque variado de outras músicas na voz de Joana Cota e de Inácio Jedupina. E como a música liga com gastronomia , foi também servido ao jantar o típico prato de Cabo Verde, a Cachupa , temperado com uma ceia da nossa tradicional e bem portuguesa sopa de Caldo Verde.  

1º de Maio, Dia do Trabalhador

  Porque se comemora o Dia do Trabalhador?  E se tivesse de trabalhar 14 a 15 horas por dia, sem as mínimas condições de salubridade, iluminação, com salários baixos e sem quaisquer direitos? A data para as celebrações do 1º de Maio, foi decidida no Congresso Socialista de 1889, como uma campanha internacional a favor das oito horas de trabalho. No entanto a data que tem origem a primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, e numa greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886. Foram os factos históricos que transformaram o 1 de maio no Dia do Trabalhador. Até 1886, os trabalhadores jamais pensaram exigir os seus direitos, apenas trabalhavam. No dia 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de maio como feriado, e uns anos depois a Rússia fez o mesmo. Em Portugal, os trabalhadores assinalaram o 1.º de Maio logo em 1890, o primeiro ano da sua realização internacional. Mas as ações do Dia do Trabalhador li...

Tardes de Tecnologia - Literacia Digital 2º Pilar

 2º Pilar da Literacia Digital - Comunicação e Cidadania Em Abril dias 10 e 17, vamos abordar o tema Comunicação e Cidadania Neste pilar devemos pensar, pesquisar e falar nos seguintes aspetos: Interação através de tecnologias digitais; Partilha de informação e conteúdo; Cidadania através de tecnologias digitais; Colaboração através de tecnologias digitais; Código de conduta em ambiente digital; Gestão da identidade digital. (Retirado do endereço web https://nomadismodigital.pt/literacia-digital/ ) Conversa de 10 de Abril de 2021 Conversa de 17 de Abril de 2021