Dezembro é um mês cheio de simbolismo e datas importantes.
É um mês de esperança, de renovação, e de celebração. O nome do mês vem do latim "decem", que significa "dez". No calendário romano, dezembro era o décimo mês do ano, antes da reforma de Júlio César, que o colocou na posição atual.
Dezembro é também o mês do solstício de inverno no hemisfério norte. O solstício é o dia do ano com menos horas de luz, e marca o início do inverno.
A época natalícia não é exceção e há inúmeros rituais que se mantêm bem vivos ano após ano. Há tradições que se repetem do litoral ao interior, como o presépio, a árvore enfeitada, o Pai Natal, a troca de prendas à meia-noite e o bacalhau, o peru ou o polvo assado, na ceia de Natal.
O Natal é uma época de magia e de alegria., Aqui estão algumas curiosidades sobre o Natal:
- A palavra "Natal" vem do latim "natalis", que significa "nascimento".
- O Papa Júlio I estabeleceu o dia 25 de dezembro como o dia do Natal no ano 336 d.C.
- A árvore de Natal é uma tradição que vem da Alemanha.
- O Papai Noel é uma figura que surgiu no século XIX.
O Natal é um #feriado que celebra a esperança e a renovação. É um momento de reunir a família e os amigos, e de agradecer pelas coisas boas da vida.
Em algumas das aldeias que compõem o concelho, o Natal é marcado pela cerimónia da queima do madeiro, durante a noite de 24 de dezembro. O madeiro consiste numa grande fogueira que é feita no adro da igreja ou na praça/largo da freguesia, onde a população se reúne, em ambiente de convívio, depois da Missa do Galo.
Nos Casais de Revelhos são todos desafiados a montar fora de casa o seu presépio ou arvore de Natal de forma a poder ser visto por todos.
Comentários