Avançar para o conteúdo principal

Dezembro o mês do Natal e muito mais...

Dezembro é um mês cheio de simbolismo e datas importantes.

É um mês de esperança, de renovação, e de celebração. O nome do mês vem do latim "decem", que significa "dez". No calendário romano, dezembro era o décimo mês do ano, antes da reforma de Júlio César, que o colocou na posição atual.

Dezembro é também o mês do solstício de inverno no hemisfério norte. O solstício é o dia do ano com menos horas de luz, e marca o início do inverno.

A época natalícia não é exceção e há inúmeros rituais que se mantêm bem vivos ano após ano. Há tradições que se repetem do litoral ao interior, como o presépio, a árvore enfeitada, o Pai Natal, a troca de prendas à meia-noite e o bacalhau, o peru ou o polvo assado, na ceia de Natal.

O Natal é uma época de magia e de alegria., Aqui estão algumas curiosidades sobre o Natal:

  • A palavra "Natal" vem do latim "natalis", que significa "nascimento".
  • O Papa Júlio I estabeleceu o dia 25 de dezembro como o dia do Natal no ano 336 d.C.
  • A árvore de Natal é uma tradição que vem da Alemanha.
  • O Papai Noel é uma figura que surgiu no século XIX.

O Natal é um #feriado que celebra a esperança e a renovação. É um momento de reunir a família e os amigos, e de agradecer pelas coisas boas da vida.

Em algumas das aldeias que compõem o concelho, o Natal é marcado pela cerimónia da queima do madeiro, durante a noite de 24 de dezembro. O madeiro consiste numa grande fogueira que é feita no adro da igreja ou na praça/largo da freguesia, onde a população se reúne, em ambiente de convívio, depois da Missa do Galo.

Nos Casais de Revelhos são todos desafiados a montar fora de casa o seu presépio ou arvore de Natal de forma a poder ser visto por todos. 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Noite cultural em Casais de Revelhos A aldeia de Casais de Revelhos voltou a reviver sons de Portugal e de Cabo Verde , fazendo conviver o fado, a morna e um leque variado de outras músicas na voz de Joana Cota e de Inácio Jedupina. E como a música liga com gastronomia , foi também servido ao jantar o típico prato de Cabo Verde, a Cachupa , temperado com uma ceia da nossa tradicional e bem portuguesa sopa de Caldo Verde.  

Tardes de Tecnologia - Literacia Digital 2º Pilar

 2º Pilar da Literacia Digital - Comunicação e Cidadania Em Abril dias 10 e 17, vamos abordar o tema Comunicação e Cidadania Neste pilar devemos pensar, pesquisar e falar nos seguintes aspetos: Interação através de tecnologias digitais; Partilha de informação e conteúdo; Cidadania através de tecnologias digitais; Colaboração através de tecnologias digitais; Código de conduta em ambiente digital; Gestão da identidade digital. (Retirado do endereço web https://nomadismodigital.pt/literacia-digital/ ) Conversa de 10 de Abril de 2021 Conversa de 17 de Abril de 2021

5ª Mostra de Sopas de Casais de Revelhos - Evento adiado

A anterior edição da Mostra de Sopas dos Casais de Revelhos, aconteceu no dia 25 de Abril de 2019. Infelizmente este ano não conseguimos organizar como estava planeado este evento, pelo que o mesmo foi adiado para data a confirmar. Resguardem-se para poderem vir provar as nossas variadas sopas que iremos ter à sua disposição.