Avançar para o conteúdo principal

Lagares e Azeite em Casais de Revelhos

Serões e Memórias de Aldeia

No âmbito dos Serões e Memórias de Aldeia, a secção de “os amigos da aldeia” tem o prazer de vos anunciar um novo evento no dia 01 de Dezembro, sobre  esta actividade milenar e ancestral de se produzir azeite.
Os historiadores acreditam que a oliveira já era cultivada, por volta do ano 3500 a.C. O azeite era usado não só como ingrediente culinário, mas também para fins tão diversos como a medicina, a iluminação e a impermeabilização de tecidos.
O Azeite esteve sempre presente nos recantos da vida diária dos portugueses: na candeia do pobre e no candelabro do rico, na mesa frugal do camponês e nos solenes templos de velhos cultos.
A dureza do inverno, por vezes traduzida em camadas de geada que pintam a paisagem de branco, marca a apanha da azeitona (tem origem no termo árabe az-zaituna), tradicionalmente realizada nos meses de novembro e dezembro.
É preciso varejar as oliveiras, caindo a azeitona sobre os panos estendidos, escolher a rama, limpar e ensacar o fruto que no lagar se irá converter em fio dourado, o nosso precioso azeite.
Venha conhecer por dentro esta tradição, partilhe as suas experiências e memórias.

Programa do evento:

     - 18H00 Recepção aos participantes do encontro, sede da Sociedade.
     - 18h30 Prova de Azeites  “Os Azeites da nossa região”, Lagares convidados EPDRA(*), SAOV,
                   Zé Bairrão, Ourogal.
     - 19h30 Jantar de Couves com Feijão e Bacalhau assado.
     - 21H00 Momento musical com música tradicional.
     - 23H00 Café e Bélhozes.

* - Lagar já confirmado.

Valor de 10 Euros





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Noite cultural em Casais de Revelhos A aldeia de Casais de Revelhos voltou a reviver sons de Portugal e de Cabo Verde , fazendo conviver o fado, a morna e um leque variado de outras músicas na voz de Joana Cota e de Inácio Jedupina. E como a música liga com gastronomia , foi também servido ao jantar o típico prato de Cabo Verde, a Cachupa , temperado com uma ceia da nossa tradicional e bem portuguesa sopa de Caldo Verde.  

Tardes de Tecnologia - Literacia Digital 2º Pilar

 2º Pilar da Literacia Digital - Comunicação e Cidadania Em Abril dias 10 e 17, vamos abordar o tema Comunicação e Cidadania Neste pilar devemos pensar, pesquisar e falar nos seguintes aspetos: Interação através de tecnologias digitais; Partilha de informação e conteúdo; Cidadania através de tecnologias digitais; Colaboração através de tecnologias digitais; Código de conduta em ambiente digital; Gestão da identidade digital. (Retirado do endereço web https://nomadismodigital.pt/literacia-digital/ ) Conversa de 10 de Abril de 2021 Conversa de 17 de Abril de 2021

5ª Mostra de Sopas de Casais de Revelhos - Evento adiado

A anterior edição da Mostra de Sopas dos Casais de Revelhos, aconteceu no dia 25 de Abril de 2019. Infelizmente este ano não conseguimos organizar como estava planeado este evento, pelo que o mesmo foi adiado para data a confirmar. Resguardem-se para poderem vir provar as nossas variadas sopas que iremos ter à sua disposição.