Lagares e Azeite em Casais de Revelhos
Serões e Memórias de Aldeia
No âmbito dos Serões e Memórias de Aldeia, a secção de “os amigos da aldeia” tem o prazer de vos anunciar um novo evento no dia 01 de Dezembro, sobre esta actividade milenar e ancestral de se produzir azeite.Os historiadores acreditam que a oliveira já era cultivada, por volta do ano 3500 a.C. O azeite era usado não só como ingrediente culinário, mas também para fins tão diversos como a medicina, a iluminação e a impermeabilização de tecidos.
O Azeite esteve sempre presente nos recantos da vida diária dos portugueses: na candeia do pobre e no candelabro do rico, na mesa frugal do camponês e nos solenes templos de velhos cultos.
A dureza do inverno, por vezes traduzida em camadas de geada que pintam a paisagem de branco, marca a apanha da azeitona (tem origem no termo árabe az-zaituna), tradicionalmente realizada nos meses de novembro e dezembro.
É preciso varejar as oliveiras, caindo a azeitona sobre os panos estendidos, escolher a rama, limpar e ensacar o fruto que no lagar se irá converter em fio dourado, o nosso precioso azeite.
Venha conhecer por dentro esta tradição, partilhe as suas experiências e memórias.
Programa do evento:
- 18H00 Recepção aos participantes do encontro, sede da Sociedade.- 18h30 Prova de Azeites “Os Azeites da nossa região”, Lagares convidados EPDRA(*), SAOV,
Zé Bairrão, Ourogal.
- 19h30 Jantar de Couves com Feijão e Bacalhau assado.
- 21H00 Momento musical com música tradicional.
- 23H00 Café e Bélhozes.
* - Lagar já confirmado.
Comentários